Emergências 0800 601 6001
01/02/2019

Manual da Viapar ensina como construir uma fossa ecológica


Ela é ideal para áreas rurais onde não existem os sistemas de coleta de esgoto

 

   Preservação da natureza. Com este objetivo a Viapar adotou, há três anos, o sistema de fossas ecológicas, um modelo construído com pneus velhos, pedra brita, pedrisco e outros itens, ideal para áreas rurais onde não existem os sistemas de coleta de esgoto, como é o caso das praças de pedágio da empresa. Pensando nisso a concessionária elaborou um manual que ensina como construí-la (veja o anexo).  

 

   O projeto estrutural é bem simples. Conta com uma caixa em alvenaria enterrada, onde são alinhados de 20 a 25 pneus velhos na parte central. Feito isso, a tubulação de PVC dos dejetos é direcionada ao interior dos pneus. O próximo passo é encher o entorno com pedra brita graduada, além de pedrisco e areia. O fechamento da caixa é realizado com terra e finalizado com o plantio de bananeiras.

 

“É um projeto que proporciona um tratamento primário dos dejetos e águas servidas, evitando o lançamento irregular em córregos e rios. Uma forma eficaz de combate a doenças, tais como verminoses e endemias características pela falta de saneamento”, explicou o engenheiro de Segurança do Trabalho da VIAPAR, Guilherme Carneiro Giandon, lembrando que “todas as unidades da empresa já contam com o sistema”.

 

  E a preocupação com o meio ambiente não para por ai. A VIAPAR também possui um plano de resíduos sólidos, controla as erosões ao longo das rodovias administradas, realiza o plantio de árvores, possui uma central de resíduos (coleta seletiva), sem contar que atende todas as condicionantes ambientais estabelecidas em suas licenças.

 

Aguarde...